sábado, 1 de julho de 2023

Como garantir a segurança em viagens de navio?


Dicas essenciais para 

                  uma viagem tranquila


 
Há perigo em alto mar?

 

Viajar de navio pode ser uma experiência emocionante e única, mas também pode envolver riscos à segurança.

 

É importante que os viajantes estejam cientes desses riscos e tomem medidas preventivas para garantir uma viagem tranquila e segura.

 

Neste artigo, vamos compartilhar dicas essenciais para garantir a segurança em viagens de navio.

 

Quais são as chances de um navio afundar?

Continue lendo...

Acredite... Acidentes de navio, de acordo com a Associação Internacional de Cruzeiros, são MUITO raros. Para se ter ideia, as chances de sofrer um imprevisto fatal com um meio de transporte como esse é de 1 em 402.000.

 

O meio de transporte é tão seguro quanto qualquer outro. Hoje em dia, além de possuir várias estruturas de segurança por toda área dos transatlânticos, a tripulação e os passageiros recebem um treinamento para agir em caso de acidentes.

 

O que não levar no navio?

 

Não há limite de bagagem. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos sugere levar dois volumes por passageiro, cada um deles com no máximo 20 kg e o tamanho 40 cm x 60 cm x 30 cm.

 

 

O que não levar no navio?

 

É proibido levar a bordo itens que emitam calor (como ferros de passar, velas, incensos), armas, drogas, alimentos, bebidas ou objetos pontiagudos (facas e tesouras). Toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores.

 

No primeiro dia, é importante levar uma bolsa de mão com uma muda de roupa, traje de banho, remédios e outros objetos pessoais. Cada navio leva em torno de 3.000 malas, e elas podem demorar a chegar à cabine.

 

É indispensável colocar uma etiqueta na mala com os dados do passageiro (nome, endereço, telefone) e do navio (nome, número da cabine). Em geral, as próprias companhias fornecem essa etiqueta.





 

 

 Documentação?

 

Para viagens nacionais, é preciso levar um documento de identidade (como o RG ou a carteira de motorista). Para viagens internacionais, um passaporte com no mínimo seis meses de validade.

 

 

Remédios?

 

Para você não passar por nenhum imprevisto, fizemos uma lista com sugestão dos principais remédios para colocar na bolsa. Mas atenção: não deixe de consultar com o seu médico antes!

 

Antialérgicos: importante caso você seja uma pessoa alérgica ou tenha alergia a algum alimento.

 

Antigripal: a gente nunca sabe quando a gripe pode chegar. O ideal é que isso não aconteça, mas se acontecer, é melhor estar prevenido.

 

Repelente e protetor solar: melhores amigos em uma viagem! Nunca esqueça de colocá-los na mala.

 

Remédios para o intestino e estômago: a comida do navio é deliciosa, mas se algo não cair bem, é um alívio poder contar com um remédio nessas horas. Além disso, é sempre bom se prevenir contra os enjoos, não é mesmo?

 

 

Embarque seguro

 

Ao chegar no porto, fique atento à sua bagagem e pertences pessoais. Mantenha-os próximos a você em todos os momentos e evite deixá-los desacompanhados.

 

Verifique os documentos necessários para embarque, como passaporte, visto e outras informações de viagem.

 

Familiarize-se com o layout do navio e as rotas de evacuação em caso de emergência.

 

Participar do briefing de segurança obrigatório é crucial para entender como agir em caso de emergência, saiba onde estão as botes salva-vidas, equipamentos de segurança, os pontos de encontro e rotas de evacuação.

 

Verifique com antecedência a melhor maneira de chegar ao porto de partida. Muitas companhias oferecem um serviço opcional de traslado (por exemplo, de São Paulo para Santos).

 

Geralmente, o embarque começa quatro horas antes da partida do navio, e termina duas horas antes. Quem chegar depois disso corre o risco de não embarcar.

 

Os embarques sempre são realizados após as 11h da manhã. Não se recomenda chegar antes desse horário, pois os terminais ficam lotados de passageiros que estão desembarcando.

 

Ao buscar a mala, verifique se ela é mesmo a sua, pois há muitas parecidas.

 

No caso de cruzeiros internacionais, todos os passageiros precisam preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada. Se houver algum produto a declarar, é preciso se apresentar à Receita Federal no desembarque.

 

Outro ponto que você deve ficar atento é ao cartão de vacinas. Alguns países cobram comprovante de vacinação contra algumas doenças, portanto, é bom checar antes.

 

Menores de 18 anos que viajam desacompanhados ou sem um dos pais necessitam de uma autorização, que pode ser feita através do site da Polícia Federal. O ideal é solicitar o formulário com antecedência.

 

Pais que viajam com os filhos em cruzeiros marítimos devem atentar para as áreas que não são próprias para os pequenos, como o cassino, e que são exclusivas para adultos, como algumas piscinas e bares. Além disso, é importante manter as crianças por perto para evitar quaisquer acidentes ou problemas maiores do tipo.

 

 

Palestras sobre segurança a bordo de um cruzeiro

 

A primeira coisa que você deve ter em mente é que todas as companhias marítimas são obrigadas a fornecer informações e procedimentos de segurança nas primeiras 24 horas de viagem.

 

Jornada segura




 

Preste atenção às instruções e avisos da tripulação, tanto verbalmente quanto por meio dos anúncios no sistema de som do navio.

 

Evite se aproximar demais das bordas do navio, especialmente em condições de mar agitado, onde é possível ocorrer ondas grandes e súbitas.

 

Use sapatos com sola de borracha para melhor aderência nas superfícies escorregadias.

 

Mantenha a vigilância em suas crianças, especialmente em áreas como piscinas, bares e varandas.

 

Mantenha-se atento ao seu redor. É momento de lazer, mas.... A sua segurança e de sua família em primeiro lugar.

 

Não perca de vista seu copo. Principalmente se estiver desacompanhada.

 

É momento de fazer amizades e conhecer novas pessoas, mas fique ligada e alerta. Desconfie de todos e se preocupe com sua segurança.

 

 

 

 Desembarque seguro

Antes de desembarcar, verifique sua cabine para garantir que não deixou nada para trás.

 

Quando for desembarcar, siga as instruções da tripulação e evite pressa, para que possa descer com segurança, evitando quedas, escorregões e outras possíveis lesões.

 

Se precisar usar transporte público, como um táxi ou ônibus, certifique-se de que seja um serviço de transporte confiável.

Não perca seus filhos pequenos de vista.




 


Outras dicas de segurança

 

Mantenha uma cópia dos seus documentos importantes, como passaporte, seguro e itinerário, em local separado da versão original, em caso de perda ou roubo.

 

Evite mostrar joias valiosas e objetos caros, já que isso pode atrair a atenção de ladrões.

 

Sempre mantenha seus pertences pessoais, especialmente sua carteira, dinheiro e celular, em um lugar seguro e de fácil acesso.

 

Seja cauteloso ao sair sozinho em áreas desconhecidas ou pouco iluminadas do navio, especialmente à noite.

 

Com essas dicas de segurança, você poderá aproveitar sua viagem de navio com tranquilidade e segurança.

 

Lembre-se de que sua segurança é a sua principal prioridade.

 

 

Saiba mais...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.